Menus de configuração no Painel de Administração

GVensino - fome de saber!

5 segredos para ter sucesso nos estudos

 

Sempre que começo a dar aulas para uma turma, costumo reservar o dia para conversar com os alunos. Nessa conversa, procuro detectar o perfil deles e, com base nesse perfil, dou várias dicas e conselhos valiosos para que possam se dar bem no curso.

Para não deixar vocês do GVensino de fora, elaborei uma lista das 5 principais coisas que todo estudante deve saber quando entra em um novo curso ou decide estudar. Essas 5 dicas não são uma receita mágica. São apenas um mapa do caminho que servirá para auxiliar você a seguir o rumo certo nos estudos.

Agora, chega de lero-lero. Aperte os cintos e vamos às dicas!

1.       Interesse no assunto

5 segredos
Interesse

O primeiro item da lista é o interesse. Por que você está estudando tal assunto? Quais são seus objetivos? Podem haver vários objetivos que motivem você a estudar algo. Alguns deles são: curiosidade, busca por oportunidades no mercado de trabalho, resolver um problema prático relacionado, etc. Seja qual for seu objetivo, você deve ter interesse naquilo que está estudando. Sem interesse, logo seu cérebro irá achar tudo muito massante e você perderá o foco.

Para manter seu interesse em alta, procure sempre buscar fontes alternativas de informação. Livros e apostilas são uma ótima pedida. Mas a forma mais fácil é através da internet. Basta digitar em um site de buscas aquilo que você quer pesquisar e – voilá! – você encontra milhares de sites falando sobre aquele assunto. Videos no YouTube ou Vimeo também podem ajudar você a se interessar ainda mais sobre o assunto.

2.       Dedicação

Dedicação
Dedicação

Não adianta você ter interesse se não se dedicar a estudar. Dedicação é reservar tempo e atenção somente para aquilo. Se você deseja aprender de verdade, terá de fazer isso. Dedicação envolve interesse e muito mais. Um aluno dedicado é aquele que revisa o que está aprendendo e, principalmente, aquele que pratica o que aprendeu. Para isso, a melhor forma são os exercícios.  A prática de exercícios é uma das melhores formas para você fixar de verdade aquilo que aprendeu. Portanto, desafie-se a si mesmo a praticar aquilo que você está aprendendo. Garanto que logo você perceberá os frutos disso.

3.       Persistência

Persistência sim, mas esteja descansado!
Persistência sim, mas esteja descansado!

Praticar através de exercícios e resolução de problemas pode ser muito legal até que você encontre um problema que não consiga resolver. Isso pode desanimar você e fazer diminuir seu interesse no assunto. Não pode! É absolutamente normal encontrar obstáculos no caminho do conhecimento. Todos passam por isso. A diferença está em como você vai lidar com esses obstáculos. Você pode deixar as dificuldades colocarem você pra baixo, desanimado, ou pode fazer com que elas sirvam de motivação e desafio.

Portanto, não desanime caso encontre dificuldades. Aqui vão algumas sugestões que podem ajudá-lo nesse momento.

a)      Esteja descansado e tranqüilo enquanto tenta aprender. Se você está cansado ou estressado com algum problema, não tente “forçar”. Esteja também bem alimentado, pois a fome também atrapalha – e muito – a sua capacidade de aprendizado. Se estiver cansado, nervoso ou com fome, você não irá conseguir extrair tudo e poderá acabar ficando com raiva.

b)      Revisão. Tente rever novamente, com mais calma, o conteúdo que você está estudando. Ás vezes você não percebeu um detalhe pequeno, mas importante, e isso está impedindo você de compreender melhor a matéria.

c)       Procure ajuda. Você pode pedir ajuda para seu colega de classe, ou para seu professor, mas não apenas para eles. A internet é uma excelente ferramenta de pesquisa. Procure nos sites de buscas conteúdos relacionados ao que você deseja aprender. Procure também por vídeos. Além disso, os fóruns são uma ferramenta maravilhosa para quem deseja aprender algo ou trocar idéias sobre um determinado assunto. Inclusive, nosso site possuí um fórum para ajudar você caso deseje tirar alguma dúvida. Não menospreze o poder dessas ferramentas.

4.       Paciência

Nem tudo é no tempo que a gente quer! Seja paciente.
Nem tudo é no tempo que a gente quer! Seja paciente.

Ás vezes, quando decidimos estudar um assunto, queremos resultados rápidos. Você decide aprender eletrônica hoje para daqui 2 semanas sair por ai consertando uma televisão. Você quer aprender a programar para daqui 1 mês criar um jogo de última geração. Não é assim!

Você deve ter paciência. Sempre falo isso para meus alunos. No começo, você está engatinhando. Quando criança, primeiro nós ficamos somente no colo de nossos pais. Depois, começamos a engatinhar no chão. Com o tempo, aprendemos a nos levantar e depois a andar. Por fim, nós conseguimos correr. Repare que, até você conseguir correr, todo um processo teve de acontecer. Você precisou de tempo, esforço e muita vontade, certo?

Na saga pelo conhecimento, o mesmo acontece. Você não irá começar arrebentando logo de cara. Tem de passar por  todo um processo. Hoje você pode aprender algo que aparentemente é inútil. Você pode se perguntar: por que vou aprender isso? Onde está a utilidade disso? Tenha paciência! Se você está tendo de passar por isso agora, é porque é necessário. Não perca o foco nem deixe que essas coisas desanimem você.

5.     Vá além

Vá Além!
Vá Além!

Não fique somente naquilo que pediram pra você aprender. Procure outras fontes de informação em livros ou na internet.

Se você tem um professor à disposição, não se intimide: vá até ele no final da aula ou em outro horário e faça perguntas que mostrem seu interesse de ir além do que ele ensinou. Isso certamente irá animá-lo muito. Um professor sempre gosta quando um aluno deseja saber mais sobre um determinado assunto. Portanto, não tenha medo de explorar mais.  Seja um(a) desbravador(a) de mares!

Para finalizar, uma última dica: Solte a sua imaginação! Tente pensar em situações práticas que exijam de você o conhecimento que está aprendendo. Desafie-se e supere-se sempre!

3Respostas em "5 segredos para ter sucesso nos estudos"

  1. Muito bom!
    Parabéns amei tudo, e penso que se todos professores fossem como você seria muito diferente o ensino, os alunos iriam aprender mais e ter mais confiança em si mesmo. 😀
    Que Deus continue abençoando neste trabalho maravilhoso 😀
    Obrigado pela ajuda!

  2. adorei assim vc aprende a estudar e evoluir no seu objetivos

  3. Deixo aqui um sincero agradecimento pra você professor! Pessoas como você fazem muito a diferença, agradeço pela oportunidade de poder ver suas aulas e suas maravilhosas dicas! Mais uma vez, fico muito grato, Bruno.

Deixe sua mensagem

©GVensino - Todos os Direitos Reservados
css.php