Menus de configuração no Painel de Administração

GVensino - fome de saber!

Aprenda quais são os principais parâmetros do datasheet de um diodo


Os diodos são componentes extremamente importantes na Eletrônica. Em nosso curso de corrente Alternada, abordamos como um diodo é feito e como ele funciona. Neste artigo, vamos falar sobre os principais parâmetros que um diodo possui.

Esses parâmetros variam de modelo para modelo. Isto é, cada modelo de diodo possui parâmetros específicos que irão determinar seu funcionamento.

Para um engenheiro ou técnico, é fundamental entender esses parâmetros quando se está analisando um datasheet.

Esse artigo foi dividido em 5 partes: parâmetros de tensão, parâmetros de corrente, parâmetro de potência, parâmetros de temperatura e parâmetros para diodos rápidos. Há outros parâmetros, porém julgamos estes os mais importantes.

Parâmetros de Tensão:

Parâmetro Significado Explicação
VRRM ou PIV Maximmum Repetitive Reverse Voltage / Peak Inverse Voltage Tensão Reversa Máxima (Repetitiva). É a tensão máxima reversa que o diodo suporta, repetitivamente, ou seja, o tempo todo.
VF Forward Voltage Tensão Direta. É a queda de tensão que fica no diodo enquanto ele está polarizado diretamente (forward).

 

 

Parâmetros de Corrente:

Parâmetro Significado Explicação
IF(AV) ou IO Average Rectified Forward Current Corrente Média Direta. É a corrente média máxima que o diodo suporta polarizado diretamente. Se é a corrente média, a corrente de pico pode ser um pouco maior que este valor.
IFSM ou If(surge) Forward Surge Current Corrente Direta Máxima de Surto. A corrente de surto é uma corrente que pode ocorrer no momento em que o circuito é alimentado ou por algum problema com a rede elétrica. Um surto é uma corrente muito elevado, porém de duração baixa (poucos ms). Em geral, os diodos são fabricados para suportar correntes de surto muito elevadas, por curtos períodos de tempo, sem se danificar.
IR Reverse Current Corrente Reversa. É a corrente de fuga, que ocorre quando o diodo está polarizado reversamente.

 

Parâmetro de Potência:

Parâmetro Significado Explicação
PD Power Dissipation Dissipação de Potência Máxima.

 

Parâmetros de Temperatura:

Parâmetro Significado Explicação
TSTG Storage Temperature Range Faixa de Temperatura de Armazenamento. É a faixa de temperaturas onde se pode guardar um diodo, quando ele não está em funcionamento – por exemplo, em um estoque.
TJ Operating Junction Temperature Faixa de Temperatura em Operação da Junção. É a máxima temperatura que o diodo suporta quando está operando (isto é, em funcionamento)
RθJA ou RθJL Thermal Resistence, Junction to Ambient Resistência Térmica da Junção para o Ambiente. É a diferença de temperatura de dentro da junção do diodo (interna) para a temperatura externa (temperatura ambiente, se RθJA, ou temperatura dos terminais, se RθJL). Sua unidade de medida é de Celsius por Watt. Por exemplo, se a Resistência Térmica for de 40°C/W, isso quer dizer que cada Watt dissipado pelo diodo irá gerar uma temperatura interna 40°C maior que a temperatura ambiente.

 

 

Parâmetros importantes para diodos rápidos (schottky, fast recovery e ultra-fast recovery):

Parâmetro Significado Explicação
Trr Reverse Recovery Time Tempo de Recuperação Reversa. Quando um diodo está conduzzindo e a tensão sobre ele fica reversa, ele ainda fica conduzindo corrente por um breve intervalo de tempo. Esse intervalo de tempo é o Trr. Em diodos rápidos, esse tempo é na casa dos nanosegundos, enquanto que em diodos de junção normais, é na casa dos microssegundos.
IRRM Peak Recovery Current Corrente Máxima de Recuperação Reversa. É a corrente máxima que o diodo conduz quando está no tempo de recuperação reversa (ver item acima e imagem abaixo).

imgDiodoRecovery

 

Sentiu falta de alguma coisa? Nos comunique! Poste seu comentário abaixo ou entre em contato conosco no menu Contato acima!


 

8Respostas em "Aprenda quais são os principais parâmetros do datasheet de um diodo"

  1. importantíssimo a aula sobre os parâmetros do diodo num datasheet, tirei minhas duvidas, obrigado.

Deixe sua mensagem

©GVensino - Todos os Direitos Reservados
css.php