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C# – Jogo de Adivinhação – Parte 3


Continuando o nosso tutorial, já fizemos com que o usuário recebesse uma mensagem de boas vindas, caso digitasse algo na nossa textBox.

 

Agora que o usuário já digitou alguma coisa, não faz mais sentido nenhum manter a nossa label, nossa textBox e nosso botão! Portanto, nós vamos fazer o seguinte:

– Tornar o textBox e o botão invisíveis, pois não servem pra mais nada;

– Mudar o texto do label para que exiba uma saudação com o nome do jogador.

Como fazemos isso? É a coisa mais fácil do mundo! Vejamos:

 

CSharp023

 

 

O resultado disso será:

A textBox e o Botão sumiram! A Label teve seu conteúdo modificado! Que máximo!
A textBox e o Botão sumiram! A Label teve seu conteúdo modificado! Que máximo!

 

WOW! Quem disse que só o David Coperfield sabe fazer com que objetos sumissem e outros mudassem de forma? Nós, programadores, também sabemos!

(Você se sentiu muito agora, hein!)

Falando sério agora…

Vimos então que podemos transformar um objeto em visível ou invisível, bastando alterar seu ATRIBUTO Visible para true (tornando-o visível) ou para false (tornando-o invisível). Tudo via código!

Também alteramos o conteúdo de uma label em tempo de execução – ou seja, durante a execução do programa! Show de bola! VAI CORINTHIANS!!!

 


 

dica 

Dica do Tio Gabriel: Programe e ENTENDA o que você está fazendo. Quem entende aquilo que faz dificilmente terá de decorar algo! Entenda o porquê das coisas. Se não for assim, você nunca vai ser um bom programador – vai ser, no máximo, um bom copiador de códigos. Um bom programador deve saber PENSAR POR SI PRÓPRIO!

Tem dúvidas? Entre em contato! Não existe pergunta idiota. Idiota é não perguntar!

Bons estudos e até a próxima!

 

8 de novembro de 2013
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