Menus de configuração no Painel de Administração

GVensino - fome de saber!

C# – Jogo de Adivinhação – Parte 4


Sorteando um número – Números Aleatórios?

Quando falamos em números aleatórios, estamos falando de números “sorteados”. Ou seja, o computador irá “sortear” um número qualquer e dizer pra gente qual foi o escolhido.

Para que um número seja realmente aleatório, é necessário que o número escolhido pelo computador seja IMPREVISÍVEL, até o momento em que for sorteado.

Em computação, esse tipo de coisa é chamada de NÚMEROS ALEATÓRIOS ou NÚMEROS RANDÔMICOS.


 

Vamos começar criando uma variável do tipo Inteiro para armazenar o número que será sorteado. O identificador dessa variável será numeroSorteado e nós vamos criá-la fora de todos os métodos, dentro apenas da classe, para que o escopo dela abranja toda a classe (falamos disso na parte 2 desta série):

 

CSharp025

 

Agora que já criamos a variável que irá armazenar nosso número sorteado, como vamos fazer para sorteá-lo???

 

Boas notícias: Em C# é muito fácil obter um número randômico. Existe uma classe prontinha pra isso! (ÊÊÊÊ BENÇÃO QUE É A ORIENTAÇÃO A OBJETOS! TÁ PRONTINHO, SÔ!). É a classe Random!

 

Assim, após o usuário digitar seu nome, caso seja um nome válido, nós vamos criar um número randômico. Veja só que facilidade:

 

CSharp026

 

Pronto! Nosso número sorteado, agora, está dentro da variável numeroSorteado! Podemos usá-lo a vontade.

Agora pare, respire, e tente entender tudo o que fizemos até aqui.

 

Se quiser ver o número sorteado, crie uma MessageBox para exibi-lo e veja que, realmente, é um número aleatório. Cada hora que você executa o programa, ele retorna pra gente um número diferente. Não se esqueça de apagar a MessageBox depois, pois o objetivo é que o usuário tente adivinhar o número sorteado, e não que a máquina informe tal número tão facilmente!

 

Por enquanto é só. Mastigue bem o que vimos até aqui e se prepare para darmos vida ao nosso jogo. Bons estudos!


 

©GVensino - Todos os Direitos Reservados
css.php