Menus de configuração no Painel de Administração

GVensino - fome de saber!

Criando seu primeiro programa em C# – Visual Studio 2015!


Neste artigo, vamos aprender a criar nosso primeiro programa em C#!

Nosso programa utilizará o famoso Console. Console é aquela tela preta, conhecida no Windows como Prompt de Comando ou Prompt do MS-DOS. O console é o ideal para quem está aprendendo a programar.

O primeiro passo é baixar o Visual Studio. Qualquer versão, 2008, 2010, 2012, 2013 ou 2015. Vou utilizar a 2015 em minhas aulas, pois é a mais nova no momento. Nas versões anteriores, os passos serão muito parecidos.

Se você ainda não tem o Visual Studio instalado na sua máquina, não perca tempo. Escrevi um artigo mostrando onde você pode baixá-lo. Veja: http://gvensino.com.br/3830-como-instalar-o-visual-studio-2015-community-edition-instalacao-online-e-offline

Uma vez que você baixou e instalou o Visual Studio, vamos aprender a criar nosso primeiro programa em C#.


Criando o primeiro programa

1.Criando um novo Projeto

Abra o Visual Studio e então, vá até o menu File -> New -> Project (ver imagem abaixo):

Menu File -> New - Project
Menu File -> New – Project

 

Também é possível criar um novo projeto através do ícone New Project, que fica na barra de ferramentas do Visual Studio:

2015-10-28_18-20-42

 

2. Criando uma Console Application

Na tela seguinte, você deverá selecionar a opção Templates -> Visual C# e então, na direita, clicar em Console Application. Repare que também é necessário dar um Nome ao programa e também escolher uma pasta (Location) onde o mesmo será instalado. Sugiro que todos os seus programas sejam colocados em uma mesma pasta, para facilitar a sua localização futura. Veja a imagem abaixo:

Criando uma Console Application
Criando uma Console Application

Após selecionar Console Application, escolher um Nome e uma Pasta para o seu projeto, você pode clicar em OK.

 

3. O Código

A seguinte tela aparecerá pra você:

2015-10-28_18-26-35

Os dois principais itens que devem ser observados aqui são a tela do código, que ocupa a maior parte do espaço, e do lado direito, as janelas Solution Explorer e Properties.

O Solution Explorer mostra os arquivos – como se fosse o Windows Explorer – do seu projeto. Há Properties, Referencies e App.config, além do arquivo Program.cs. O arquivo Program.cs é onde fica o nosso código. Sempre que fechar seu código sem querer, você poderá ir até lá e, com dois cliques, poderá abri-lo novamente.

Já a janela Properties não será tão importante agora. Seu uso ocorre principalmente quando construímos programas em Interface Gráfica (GUI), os famosos Windows Forms. Não falaremos deles no momento.

Quanto ao código, repare que em seu início temos as diretivas using. O using, como o próprio nome em inglês diz, UTILIZA, USA algumas classes (bibliotecas) padrões do C#. Essas bibliotecas básicas já vem por padrão e contém comandos já prontos para escrever na tela, ler o que está sendo digitado pelo teclado, etc. Como essas bibliotecas trazem funções já prontas que vão facilitar a nossa vida, não iremos mexer nelas.

Em seguida, há um namespace. Um namespace define não apenas o nome do seu programa, mas muito mais. Um namespace é um espaço onde você organiza o seu código. Imagine um namespace como se fosse uma pasta, onde você pode colocar vários arquivos lá dentro. Da mesma forma, um namespace aceita que você coloque várias classes dentro dele.

Depois do namespace, há um class (classe). Você só entenderá totalmente o que é uma classe quando aprender programação orientada a objetos. Por enquanto, a única coisa que você tem que saber é que uma classe é um bloco de código que executa uma ação específica. No nosso caso, a classe englobará todo o nosso programa. Como já foi dito, se quiser entender mais sobre o que é uma classe, estude Programação Orientada à Objetos.

Por fim, dentro da nossa classe, há o método main. Todo o nosso código, pelo menos à princípio, deverá ficar dentro desse método.

2015-10-28_18-37-52

 


4. Escrevendo o Primeiro Programa

Dizem que o primeiro programa de todo programador deve ser escrever na tela a frase “Olá Mundo”. Não vamos quebrar essa tradição, certo? Vamos aprender como escrever alguma coisa na tela.

Para isso, usamos o comando Console.Write(). Esse comando escreve (write) o que você quiser na tela.

Entretanto, espere ai! Ok, o comando irá escrever “Olá Mundo” na tela. Entretanto, ainda falta algo.

O que acontece DEPOIS???

Depois que nosso programa escrever “Olá Mundo”, nós não definimos mais nada! Então sabe o que vai acontecer? O programa irá fechar!

Isso quer dizer que a frase Olá Mundo será escrita na tela e, rapidamente após isso, o programa irá fechar. Isso acontecerá tão rápido que você não irá conseguir nem ver a frase sendo escrita na tela.

Por isso, precisamos de um comando que ESPERE uma tecla ser pressionada, antes do programa fechar. Dessa forma, dará tempo de vermos o programa funcionando!

Esse comando é o Console.ReadKey().

O comando Console.ReadKey() lê o teclado e fica esperando você pressionar alguma tecla. Só quando você pressiona alguma tecla é que o programa prossegue – e saí.

Assim sendo, nosso primeiro programa ficará assim:

A imagem abaixo mostra o código completo:

2015-10-28_18-47-55
 

5. Executando o Código

Uma vez digitado o código, basta executá-lo! Para isso, é muito simples: procure pelo botão verde Start. Clique nele. Seu programa será executado!

2015-10-28_18-49-38

 

Se tudo deu certo, você deverá ver seu programa funcionando no console:

2015-10-28_18-50-43

 

Se algo deu errado, revise o código. Você deve ter digitado alguma coisa errado ou esqueceu de algo.

É isso ai! Bons estudos!


 

1Respostas em "Criando seu primeiro programa em C# - Visual Studio 2015!"

  1. Gabriel, vai ser discutido nestas aulas a respeito da interface gráfica do c# ou apenas a parte do console.? E se for abranger a interface gráfica, vai haver também um introdução aos bancos de dados? Grato.

Deixe sua mensagem

©GVensino - Todos os Direitos Reservados
css.php