Menus de configuração no Painel de Administração

GVensino - fome de saber!

Aprenda tudo sobre os Amplificadores Operacionais em mais este curso GVensino!

Neste curso, você irá aprender tudo sobre os Amplificadores Operacionais!

Ementa do Curso

Módulo I - Noções Gerais de Amplificadores
#01 – O que é um amplificador? Detalhes GRÁTIS 00:06:05
Nova série! Desta vez, amplificadores operacionais! Neste vídeo, aprenda o que é um amplificador, onde ele é utilizado e quais os 3 componentes eletrônicos básicos que podem ser usados como amplificadores. Esta aula ainda não trata dos amplificadores operacionais, mas apenas do conceito geral de amplificador.
#02 – O que é o Ganho? Detalhes 00:04:05
Nesta aula do curso amplificadores operacionais, vamos aprender um conceito muito importante no mundo dos amplificadores: o ganho! O que é o ganho, seus tipos (Av e Ai) e como o ganho de tensão é calculado.
#03 – Calculando o Ganho de Amplificador Detalhes 00:04:56
Nessa aula vamos ver exemplos onde calculamos o ganho, a tensão de entrada e de saída de um amplificador genérico. Este é o curso de amplificadores operacionais do GVensino, que é um componente que faz parte da Eletrônica Analógica! Visite nosso site: www.gvensino.com.br
#04 – O que é um Atenuador? Detalhes 00:05:40
Nesta aula vamos aprender sobre os amplificadores com ganho menor que 1, também chamado de atenuadores. Veremos um exemplo e entenderemos onde podem ser aplicados. Este é o curso de Amplificadores Operacionais do GVensino. Estamos tendo noções básicas e gerais sobre amplificação nestas aulas, para em seguida entrarmos realmente no Amplificador Operacional, que é um dos principais componentes da Eletrônica!
#05 – Amplificador de Ganho Negativo Detalhes 00:07:20
Nesta aula vamos analisar o comportamento do amplificador quando temos um ganho negativo. Ganho negativo? É isso mesmo! Vamos entender o que é o ganho negativo! Amplificador Operacional, Eletrônica, vídeo-aula, curso.
#06 – Saturação no Amplificador Detalhes 00:14:33
LINK da AULA de FONTE SIMÉTRICA: https://www.youtube.com/watch?v=j72I_cEcijA Nesta aula vamos aprender: - De onde vem a energia utilizada pelo amplificador? Ele pode amplificar sem limites, até o infinito? - O que é a saturação nos amplificadores? Ainda não começamos o estudo do Amplificador Operacional, mas entender esses conceitos iniciais é fundamental para o estudo deste componente na eletrônica. Portanto, bons estudos!
#07 – Saturação em um Sinal AC Detalhes 00:07:55
Nesta aula vamos entender como um sinal AC pode saturar em um amplificador. O que acontece com a forma de onda?
#08 – Amplificadores em Cascata Detalhes 00:12:27
Nesta aula vamos entender o que acontece quando temos um amplificador depois do outro, isto é, um amplificador amplificando o sinal de outro amplificador. São os chamados amplificadores em cascata. Veremos como calcular o Ganho Total (Avt) e como é o funcionamento desse tipo de circuito.
#09 – Exercício de revisão Detalhes 00:05:50
Nesta aula vamos resolver um pequeno exercício que nos servirá de revisão para os principais conceitos abordados no curso até aqui. Não perca!
#10 – Lista de Exercícios 01 Detalhes 00:01:31
Nesta aula desafio você a resolver uma lista de exercícios que explora tudo o que aprendemos até aqui no curso! A lista contém respostas na última folha, então, basta resolver e conferir se acertou!
Módulo II - O Amplificador Operacional
#11 – Conheça o Amplificador Operacional Detalhes 00:10:54
Nesta aula vamos finalmente começar a conhecer o Amplificador Operacional. Vamos conhecer sua simbologia, o nome de suas entradas, as funcionalidades que ele pode realizar e várias outras coisas!
#12 – Funcionamento Básico do Amplificador Operacional (AOP) Detalhes 00:06:56
Nesta aula vamos aprender como é o funcionamento básico de um amplificador operacional (também chamado de AOP ou Amp.Op). Vamos entender que sua operação básica é a subtração da tensão entre as entradas não-inversora e inversora, multiplicada pelo ganho, que é dado pelo fabricante.
#13 – Os 3 Modos de Operação do Amp. Op Detalhes 00:08:38
Nessa aula vamos relembrar o nome das entradas do AOP e seu funcionamento, porque as entradas possuem os nomes que possuem e ainda, vamos ver os 3 modos básicos de operação de um amplificador operacional: malha aberta ou sem realimentação, realimentação negativa e realimentação positiva.
#14 – Circuito Equivalente Interno do AOP Detalhes 00:10:34
Nessa aula vamos conhecer e entender o funcionamento do circuito equivalente do amplificador operacional. Isso servirá de base para entendermos as principais características dos AOPs, que começaremos na aula seguinte.
#15 – Características do AOP: Ganho em Malha Aberta Detalhes 00:09:42
Nessa aula vamos estudar a primeira das características dos Amplificadores Operacionais: o Ganho de Tensão em Malha Aberta, também chamado de AVo (a letra O indica Open, de Aberto, em inglês). Vamos entender qual a importância e qual o valor ideal para esta característica muito importante dos AOPs.
#16 – Características dos AOPs: Resistência de Entrada Detalhes 00:09:15
Vamos conhecer a segunda característica dos Amplificador Operacional: a Impedância ou Resistência de Entrada! Vamos entender o que ela é, qual a sua importância no mundo dos Amplificadores Operacionais e qual o valor ideal dessa característica.
#17 – Características do AOP: Resistência ou Impedância de Saída Detalhes 00:06:38
Nessa aula vamos aprender o que é e qual a importância da Resistência ou Impedância de saída de um Amplificador Operacional.
#18 – Resposta em Frequencia ou Bandwidth dos AOPs Detalhes 00:08:34
Nessa aula vamos aprender o que é a Resposta em Frequência, também conhecida como Largura de Faixa ou Bandwidth dos Amplificadores Operacionais. Vamos entender em que situações o Bandwidth afeta nosso projeto e qual a resposta em frequência ideal dos Amplificadores Operacionais.
#19 Características dos AOPs: Mais detalhes sobre o Bandwidth (BW) Detalhes 00:14:47
Esta é uma continuação da aula anterior, sobre a resposta em frequência ou bandwidth dos amplificadores operacionais. Aqui vamos entender porque o ganho máximo diminui conforme a frequência do sinal aumenta, vamos analisar melhor também o gráfico de um AOP e, por fim, ver no simulador essa diminuição do ganho acontecendo!
#20 Características dos AOPs: Sensibilidade à Temperatura Detalhes 00:06:07
Nessa aula vamos entender a quinta característica dos amplificadores operacionais, que é a sensibilidade à temperatura. Veremos como esse fator altera as características dos AOPs.
#21 Tensão de Offset nos Amplificadores Operacionais Detalhes 00:17:36
Nessa vamos estudar outra característica importante dos Amplificadores Operacionais: a Tensão de Offset das entradas. Vamos entender o que ela é, porque ela ocorre, como corrigi-la e em que casos devemos nos preocupar com ela.
#22: Entenda o Decibel dB Detalhes 00:36:46
Nessa aula vamos aprender como funciona a escala do decibel (dB), cujo um dos usos principais na eletrônica é no cálculo de ganho de amplificadores. Vamos aprender: - Como surgiu a ideia de uma escala como o decibel [dB]; - Porque se usa decibel ao invés do bel; - Como calcular o ganho de potência em decibel; - Como calcular o ganho de tensão em decibel; - Porque o cálculo do ganho de potência e de tensão em decibel usam fórmulas diferentes; - Quais os motivos pelos quais se utiliza o decibel ao invés do ganho linear; - E muito mais!
#23 – Mais sobre decibel e dBV, dBu, dBW, dBm Detalhes 00:25:12
Nessa aula do curso de amplificadores operacionais, vamos aprender um pouco mais sobre o decibel e conhecer também unidades de medidas derivadas do decibel: o dBV, dBu para tensão, e o dbW e dBm para potência, dentre outras.
#24 – Exercícios pra praticar o Ganho em Decibel Detalhes 00:03:55
Nessa aula vamos realizar dois exercícios envolvendo ganho de tensão em decibel dB em amplificadores!
#25 – O que é CMRR e Ganho em Modo Comum? Detalhes 00:22:08
Nessa aula vamos aprender o que é o Ganho em Modo Comum, que é diferente do Ganho que estudamos até aqui, chamado de Ganho Diferencial. Veremos também o que é o CMRR e em que ele influencia nos Amplificadores Operacionais.
#26 Mais sobre CMRR e offset com cálculos e simulação no Multisim Detalhes 00:25:48
Nessa aula do curso de Amplificadores Operacionais vamos aprender mais sobre o CMRR - Relação de Rejeição ao Modo-Comum nos amplificadores operacionais. Vamos fazer alguns cálculos e algumas simulações no Multisim, bem como entender melhor a influência da tensão de offset no AOP.
#27 Slew Rate Detalhes 00:12:22
Nessa aula do curso Amplificadores Operacionais vamos aprender o que é o Slew Rate dos AOPs. Veremos também a taxa do Slew Rate de alguns amplificadores operacionais, como o 741 e o CA3140.
#28 Conhecendo melhor o Datasheet de um Amplificador Operacional Detalhes 00:16:40
Nessa aula vamos conhecer melhor o datasheet dos Amplificadores Operacionais - o 741 e o CA3140, analisando os principais parâmetros que são importantes, mas que não foram estudados até o momento no curso, bem como rever também os parâmetros já estudados.
#29 Amplificador Operacional – Comparador de Tensão Detalhes 00:15:12
Nessa aula vamos aprender como o Amplificador Operacional é utilizado como Comparador de Tensão, quando operando em malha aberta.
#30 Comparador de Tensão na Prática! – Amplificador Operacional Detalhes 00:15:38
Nessa aula vamos ver o funcionamento do Amplificador Operacional como Comparador de Tensão na Prática! Vamos entender como a saturação positiva e negativa se comportam na prática, tanto em fonte simétrica, como em fonte simples! Veremos também o que acontece ao inserir a mesma tensão nas duas entradas do Amplificador Operacional!
#31 Comparador de Tensão melhor com LM358 Detalhes 00:05:51
Nesta aula do curso de Amplificadores Operacionais, vamos conhecer o AOP LM358 e ver na prática seu comportamento como comparador de tensão. Veremos que, nesse aspecto, ele apresenta uma característica superior aos outros amplificadores que estudamos (741, CA3140, TL081) que é a Saturação Negativa conseguir ser 0V.
#32 Projeto de Comparadores de Tensão Detalhes 00:15:46
Nessa aula vamos aprender como projetar Circuitos Comparadores de Tensão utilizando o Amplificador Operacional.
#33 Acionamento por Temperatura com Comparador de Tensão e LM35 Detalhes 00:14:53
Nessa aula vamos ver nossa primeira aplicação prática do comparador de tensão: Acionamento por Temperatura de um LED. Utilizaremos o Amplificador Operacional LM358, o Sensor de Temperatura LM35 e um Potenciômetro para ajustar a tensão de referência.

Resenhas do Curso

5

5
3 classificação
  • 5 estrelas3
  • 4 estrelas0
  • 3 estrelas0
  • 2 estrelas0
  • 1 estrelas0
  1. Foto de perfil de Wilkson Gonçalves

    Parabéns, ótimo curso, tenho aprendido muito com esse site, e vou continuar a aprender!

    5

    Parabéns pelo curso!
    Espero a continuação do curso para o mais avançado!

  2. Foto de perfil de José Maria S. Freitas

    Excelente como sempre

    5

    Já é uma característica do GV Ensino fazer ótimos cursos! Ansioso pela continuação.
    Muito show até aqui.
    Obrigado!!!

  3. Foto de perfil de Torricelli Evangelista

    Didática perfeita!

    5

    O curso fornece uma base bem sólida para o entendimento dos amplificadores operacionais. Muito obrigado pela ajuda e pela didática perfeita.

INSCREVA-SE
  • GRÁTIS
  • ACESSO ILIMITADO
  • 33 Aulas
  • 6 Horas, 30 minutos
224 ALUNOS
  • Foto de perfil de Felipe Alves Dos Santos
  • Foto de perfil de Alexandre Ap. Corrêa
  • Foto de perfil de everson Cabrera
  • Foto de perfil de Juvenaldo Machado Vilar
  • Foto de perfil de Jessica Lewinter

Pesquisa Avançada de Cursos

©GVensino - Todos os Direitos Reservados
css.php