Menus de configuração no Painel de Administração

GVensino - fome de saber!

Exemplo PIC: Exibir mensagem de acordo com um número


Neste exemplo, usaremos o PIC 16F628A, um display de LCD alfanumérico e alguns botões para que possamos escolher a idade de uma pessoa. Após escolhida esta idade, uma mensagem personalizada irá aparecer na tela, de acordo com a idade da pessoa.

O objetivo deste exemplo é ajudá-los a trabalhar com programas que usam os botões para fazer com que o usuário interaja com o programa, selecionando valores ou ordenando ações.


1. Circuito Base

Os botões Ajuste + e Ajuste – servirão para selecionar a idade da pessoa, incrementando ou decrementando seu valor.

O botão Enter irá finalizar o ajuste e fazer com que a mensagem personalizada seja exibida na tela, de acordo com a faixa etária da idade escolhida.

Circuito Base
Circuito Base

 


2. O esqueleto do programa

Vamos iniciar a montagem do programa através de seu esqueleto

Repare que o programa acima será a base de tudo. Nós definimos acima a estrutura que será preenchida logo a seguir. Vamos definir o que vai acontecer caso cada botão seja pressionado.

 


3. Acrescentando funções de incremento e decremento nos botões Ajuste + e Ajuste –

Neste código, definimos as ações de incremento e decremento nos botões de Ajuste+ e Ajuste-, respectivamente. Assim, esses botões servirão para que o usuário possa selecionar a idade desejada.

 


4. Exibindo a mensagem personalizada

Repare que, no código acima, caso o usuário aperte o botão Enter, há várias estruturas de decisão, cada uma para uma faixa etária específica e cada uma exibindo uma mensagem específica na tela. Usamos operadores lógicos && (E) para fazer isto.


 

5. Proibindo idades menores que zero

Uma pessoa não tem idade menor que zero. No nosso caso, como usamos a variável idade com o modificador unsigned, que aceita somente números positivos, a idade abaixo de 0 é 255. Assim, se o usuário pressionar o botão de Ajuste- e a idade já for para 255, o programa deverá voltar a idade para 0.

Vejamos como fica o código:

 


 

6. Proibindo idades maiores que 150

Nos registros históricos dos últimos séculos, somente 1 pessoa teria vivido mais que 150 anos. Portanto, é praticamente impossível que existam pessoas com tal idade, de forma que nosso programa deverá permitir valores de idade até 150. Mais que isso, a idade não poderá somar mais.

Vejamos como fica o código:

 

 


 

Pronto! Espero que tenham entendido a resolução passo-a-passo desse problema. Agora, façamos alguns exercícios de fixação.

 


 Exercícios

 

1.Contagens Múltiplas

Utilize 4 botões: Ajuste +1, Ajuste +10, Ajuste +100, Reset.

Um número será mostrado na tela do display de LCD (inicialmente 0) e cada botão de ajuste incrementará um valor diferente.

O Ajuste+1 irá somar +1 no número, o ajuste +10 somará +10, e o ajuste +100 somará +100.

O botão de RESET deverá zerar o valor.

A contagem mostrada no display deve poder ser alterada de 0 até 10 mil.


 

 2. Ajuste de relógio

Nesse programa, você não precisará fazer o relógio funcionar. Apenas o ajuste dele é que deve funcionar.

Haverá 5 botões, Ajuste Hora, Ajuste Minuto, Ajuste Segundo, Ajuste+, Ajuste -.

O usuário poderá acertar a hora, minuto e segundo do relógio pressionando os botões, da seguinte forma. Se quiser ajustar a hora, por exemplo, ele irá pressionar o botão Ajuste Hora e, ao mesmo tempo, os botões Ajuste+, para somar a hora, ou Ajuste -, para subtrair. Para ajustar o minuto, o usuário deverá pressionar o botão Ajuste Minuto e, ao mesmo tempo, o botão de Ajuste+, caso queira somar os minutos, ou Ajuste -, caso queira subtrair. O mesmo vale para o ajuste de segundos.

Lembrando que minutos e segundos devem ir de 0 a 59, e a hora, de 0 a 24.

[learn_more caption=”Resolução Exercício 2″]

 

Circuito Base para Resolução
Circuito Base para Resolução

 

[/learn_more]

 


 

Desafio: Mini-Microondas

Faça um programa com três botões: Ajuste +, Ajuste – e Start. Use um display de LCD alfanumérico 16×2 ou 20×4, e um motor DC de 12V chaveado por transístor.

Os botões de ajuste irão incrementar ou decrementar o valor do tempo, que deve ir de 0 a 120.

Quando Start é pressionado, o motor do prato do micro-ondas começa a girar e valor mostrado no display será decrementado de -1 em -1 a cada segundo, até chegar novamente a zero. Quando ele chegar a zero, o motor do prato irá parar e um buzzer irá apitar, indicando que o alimento está pronto para consumo.

O processo será auto-repetitivo, ou seja, após terminar, a pessoa poderá ajustar um novo tempo de cozimento sem precisar ligar/desligar o microcontrolador.

 

 


 

1Respostas em "Exemplo PIC: Exibir mensagem de acordo com um número"

Deixe sua mensagem

©GVensino - Todos os Direitos Reservados
css.php