Menus de configuração no Painel de Administração

GVensino - fome de saber!

Grandezas Elétricas: a Corrente Elétrica


Vimos na aula anterior que o movimento do elétron produz energia! Existe um nome para o movimento de elétrons que produzem energia. Esse nome é corrente elétrica. Uma corrente elétrica nada mais é que um fluxo ordenado de elétrons.

 

Quando ligamos um aparelho na tomada, a corrente elétrica passa através dos fios e chega até o aparelho, fazendo com que ele funcione!

 

Corrente Elétrica percorrendo um fio
Fig. 1 – Corrente Elétrica percorrendo um fio

 

Devemos ter atenção ao fato de que a corrente elétrica é um fluxo ordenado de elétrons. Na verdade, os elétrons estão se movimentando o tempo todo, especialmente em materiais metálicos. Entretanto, esse movimento não é ordenado, conforme pode-se ver na próxima figura:

Fluxo desordenado de elétrons - não é Corrente Elétrica
Fig 2 – Fluxo desordenado de elétrons – não é Corrente Elétrica

 

Esse movimento desordenado ocorre em materiais onde os elétrons possuem mais liberdade de movimento – especialmente os metais. Entretanto, isso não é corrente elétrica.  Só há corrente elétrica quando os elétrons se movem de forma ordenada, como na Figura 1.

 


 

Medindo a Corrente Elétrica

 

Vimos anteriormente que a corrente elétrica é o fluxo ordenado de elétrons. Agora, vamos aprofundar um pouco mais no estudo dessa importante grandeza elétrica.

 

André Ampére (1775 - 1836)
André Ampére (1775 – 1836)

A corrente elétrica tem uma unidade de medida, chamada Ampére [ A ], em homenagem ao cientista francês André-Marie Ampére.

 

O Ampére mede quantos elétrons se movimentam por segundo. Na verdade, 1 Ampére equivale à quantidade de 1 Coulomb de elétrons por segundo.

 

Relação 1A = 1C/s
Relação 1A = 1C/s

 

Você pode se perguntar: 1A é uma quantidade pequena ou grande de corrente elétrica? A resposta é: DEPENDE! Em circuitos eletrônicos, 1A é uma corrente alta. Em circuitos elétricos, 1A é uma corrente baixa!

 

Comparação Chuveiro X DVD
Comparação – Corrente Elétrica de um Chuveiro X DVD

 

Normalmente usamos a letra I para indicar uma corrente elétrica – alguns livros utilizam i (minúsculo). Assim, quando queremos dizer que uma corrente é 1A, dizemos que I = 1A.

A letra I é usada, pois indica a Intensidade do fluxo ordenado de elétrons. Quanto maior a Intensidade, maior o fluxo de elétrons e, portanto, maior a corrente elétrica.

 


Exercício

Se um fio é percorrido por 3,45 x 1020 elétrons por segundo, qual é a intensidade dessa corrente elétrica, em Ampéres?

[learn_more caption=”Clique aqui para saber a resposta”] A resposta pode ser obtida através de uma regra de três simples:

Corrente ( I ) Elétrons
1 A 6,28 x 1018 p/ segundo
X 3,45 x 1020

Como as grandezas são diretamente proporcionais, temos:

1 x 3,45 x 1020 = 6,28 x 1018 x X

X = 54,94 A

Logo, 3,45 x 1020 elétrons por segundo equivale a uma corrente de 54,94 A!

[/learn_more]

 


Você sabia? A sensação causada pela corrente elétrica percorrendo o nosso corpo é chamada de choque? Isso mesmo! Se você já tomou um choque, saiba que aquilo foram muitos elétrons percorrendo o seu corpo! Entenderemos mais sobre esse fenômeno mais adiante!

 


 

 Sugestões de Pesquisa: Qual é a intensidade de corrente elétrica (em Ampéres) necessária para matar um ser humano? Existem regiões do corpo humano mais sensíveis à corrente elétrica? Existe corrente de Prótons, ou só de elétrons?

 


 

7Respostas em "Grandezas Elétricas: a Corrente Elétrica"

  1. Foto de perfil de Gabriel Vinicios Silva Maganha

    Infelizmente não tenho Bete. Fico te devendo essa! Um abraço!

Deixe sua mensagem

©GVensino - Todos os Direitos Reservados
css.php