Menus de configuração no Painel de Administração

GVensino - fome de saber!

Grandezas Elétricas: a Resistência Elétrica, os condutores e os isolantes


A corrente elétrica tem facilidade para se movimentar em alguns tipos de materiais, enquanto que em outros, ela possuí grande dificuldade. Os primeiros são chamados de condutores, pois eles são bons condutores de corrente elétrica. Neles, a corrente elétrica se movimenta com facilidade. Os outros, são chamados de isolantes. Os isolantes não isolam completamente a corrente elétrica. O certo seria dizer que os isolantes são materiais maus condutores de eletricidade.

 

Os melhores exemplos de materiais que são bons condutores de corrente elétrica são os metais. Cobre, Prata, Alumínio, Aço, Ferro e Ouro são alguns exemplos de materiais bons condutores.

 

Já os materiais maus condutores (isolantes) de eletricidade são o vidro, a borracha, a porcelana, a água pura (destilada), o ar, o papel, a madeira, o plástico, etc.

 


O que faz com que um material seja condutor e outro seja isolante?

 

Em alguns materiais, os elétrons estão menos presos ao núcleo de seus átomos, do que em outros. Nesse caso, temos um material condutor.

 

Em outros materiais, os elétrons estão firmemente ligados ao núcleo de seus átomos, de forma que é difícil tirar um elétron de sua órbita. Nesse caso, temos um material isolante (mau condutor).

 


 E o que é, afinal, a Resistência Elétrica?

 

A resistência elétrica é a medida da oposição à passagem da corrente que um certo material apresenta.

 

Ou seja, um material com baixa resistência elétrica é aquele que oferece pouca oposição à passagem da corrente elétrica. São os condutores!

 

Um material com alta resistência elétrica é aquele que oferece alta oposição à passagem da corrente elétrica. A corrente elétrica tem grande dificuldade em passar por esses materiais. São os isolantes!

 

[box type=”download”] Baixa Resistência Elétrica = Condutores[/box]

[box type=”warning”] Alta Resistência Elétrica = Isolantes[/box]


Medindo a Resistência Elétrica

 

George Simon Ohm (1789 - 1854)
George Simon Ohm (1789 – 1854)

A unidade de medida da Resistência Elétrica é chamada de Ohm [abreviada pela letra grega ômega: Ω ], em homenagem ao físico e matemático alemão George Simon Ohm.

 

Ohm fez muitos testes, com diversos tipos de materiais, para ver como eles reagiam à passagem da corrente elétrica. Assim, ele descobriu quais materiais eram bons condutores e quais não eram, e estabelecendo medidas de comparação entre eles. Por exemplo, o Cobre e a Prata são bons condutores. Mas entre eles, a Prata conduz melhor que o Cobre. Para medirmos a resistência de Prata e do Cobre, usamos a unidade de medida Ohm.

 

A letra que usamos para representar a resistência elétrica é o R.

 

[box] Exemplo de Resistência Elétrica – Cobre [Cu]

Um fio de Cobre de 1m de comprimento e uma área de seção transversal de 1mm2, terá uma resistência de R = 0,017 Ω.

Logo, se tivermos um fio de cobre com 58,83m, com área de seção transversão de 1mm2, sua resistência será de 1Ω (lê-se 1 ohm)!

O mesmo fio, mas feito de Prata, teria uma resistência de R = 0,94 Ω. Pois a Prata é melhor condutor que o Cobre.

O mesmo fio, mas feito de Ferro, teria uma resistência de R = 5,89 Ω. Vê-se que o Ferro é um condutor pior do que a Prata e o Cobre.[/box]

[learn_more caption=”Clique aqui para saber o que é seção transversal de um fio”]

A figura abaixo ilustra o que é a seção transversal de um fio. É como se estivéssemos vendo o fio de frente. Veja a figura para entender melhor:

Seção Transversal de um fio
Seção Transversal de um fio

A área da seção transversal é também chamada por muitos eletricistas de bitola do fio.

Normalmente se mede a área da seção transversal de um fio em mm2. Mas existe outra unidade, chamada AWG, igualmente muito utilizada.

[/learn_more]

 

Assim, nós usamos o Ohm para medir a resistência elétrica e, assim, podermos comparar quais materiais são melhores condutores que outros.

 

Não se preocupe em decorar as informações sobre a Prata, o Cobre e o Ferro que demos acima. Logo voltaremos a elas com mais detalhes. O que importa aqui é entender o que é o Ohm. É a medida padrão de resistência elétrica. É através dessa medida que sabemos, exatamente, qual a oposição que determinado material apresenta à passagem da corrente elétrica.

 

Quanto maior a resistência elétrica, mais dificuldade a corrente encontra para passar por um determinado material. Quanto menor a resistência, menor a dificuldade – ou seja, maior a facilidade de passagem para a corrente elétrica.

4Respostas em "Grandezas Elétricas: a Resistência Elétrica, os condutores e os isolantes"

Deixe sua mensagem

©GVensino - Todos os Direitos Reservados
css.php