Menus de configuração no Painel de Administração

GVensino - fome de saber!

Matéria é tudo o que possuí uma massa e ocupa um lugar no espaço. Ou seja, todos os objetos ao nosso redor (mesa, cadeira, televisão, ar, líquidos, etc) são compostos por matéria.

Átomo
Átomo

Sabemos que existem vários elementos na matéria. Água, Madeira, Borracha, Ouro, Prata, Oxigênio, etc. São esses elementos que compõem tudo o que está ao nosso redor.

Do que são formados esses elementos? Esses elementos são formados por conjuntos de átomos. Na verdade, toda a matéria é formada por átomos. Os átomos são muito pequenos. O menor deles é o átomo de hidrogênio. Seu diâmetro mede 75pm (pico metros). Ou seja, 75 x 10-12 metros.

Curiosidade matou o gato
Curiosidade matou o gato
Molécula de Água
Molécula de Água

Alguns elementos, como o ouro, a prata, o cobre, tem seu próprio átomo. Outros elementos, como a água, a borracha, a madeira, o plástico, dentre outros, são compostos por moléculas. Uma molécula é um conjunto de átomos que formam um elemento. Por exemplo, a água é formada pela união de 2 átomos de hidrogênio e 1 de oxigênio, o famoso H2O.

Átomo

Já um átomo é composto de 2 partes: o núcleo e a eletrosfera. Veja na figura abaixo:

Átomo
Átomo
Átomo de Hélio: 2 prótons e 2 elétrons
Átomo de Hélio: 2 prótons e 2 elétrons

O núcleo do átomo é composto de 2 tipos de partículas. Uma partícula POSITIVA, o Próton. E uma partícula NEUTRA, o Neutron. Prótons e Nêutrons ficam juntos no núcleo do átomo.

Ao redor do núcleo, temos os Elétrons. Os Elétrons são uma partícula NEGATIVA. Eles ficam girando ao redor do núcleo, mais ou menos igual aos planetas do nosso sistema solar, que ficam girando ao redor do sol.A curiosidade matou o gatoObs.: Manduzão é o estádio de futebol que existe em Pouso Alegre/MG.

Como vimos anteriormente, a eletricidade é um tipo de energia. A fonte dessa energia são os elétrons. Por isso, a eletricidade, a eletrônica, a eletrotécnica, a eletrodinâmica, todas começam com “eletr”, por causa do elétron. A eletricidade, portanto, é uma forma de energia produzida pelos elétrons. Nas próximas aulas veremos como isso é feito. Não perca!

[author] [author_image timthumb=’on’]http://gvensino.com.br/wp-content/uploads/et_temp/imagem004-18445_74x74.jpg[/author_image] [author_info]O autor deste texto é Gabriel Vinicios Silva Maganha, professor de eletrônica e criador do site GV ensino. Caso deseje utilizá-lo para qualquer fim, peça autorização![/author_info] [/author]

0Respostas em "Matéria"

Deixe sua mensagem

©GVensino - Todos os Direitos Reservados
css.php