Menus de configuração no Painel de Administração

GVensino - fome de saber!

Programando em C: Entendendo a Estrutura Básica


Praticamente todos os programas que formos desenvolver em linguagem C terá a mesma estrutura básica PADRÃO. Raramente esta estrutura básica será alterada. Portanto, é algo que você deverá sempre digitar ao fazer seus programas. ATENÇÃO: não vale copiar e colar. Para memorizar a estrutura básica, o idela é que você a digite e não simplesmente a copie e cole pronta. Certo?

Vamos ver então como é a estrutura básica de um programa em C:

O seu programa deverá estar ali onde está escrito “//Aqui vai o seu código!”.


 

Entendendo a Estrutura Básica

Vamos entender melhor o que faz cada linha da nossa estrutura básica. Começando pela primeira:

Esta linha inclui a biblioteca stdio.h no seu programa. Uma biblioteca é um arquivo. No caso, o arquivo se chama stdio.h.

Uma biblioteca trás vários comandos já prontos para serem usados, poupando o trabalho do programador. Se fossemos programar no C puro, sem usar nenhuma biblioteca, teríamos um trabalho monstruoso mesmo para fazer coisas simples. Foi então que alguém, algum dia, teve a ótima ideia de criar bibliotecas, com uma série de comandos já prontos.

Dessa forma, nenhum programador precisa reinventar a roda.

A biblioteca stdio é uma das principais bibliotecas da linguagem C, pois trás comandos essenciais que trabalham com entradas e saídas de dados. Daí vem o nome STDIO (Standard Input Output – ou seja – Entrada e Saída Padrão).

 


 

 

Aqui está a alma de todo programa em Linguagem C! A função main!

Main em inglês significa PRINCIPAL. Agora preste atenção: todos os programas em linguagem C precisam ter a função main. Todos, sem exceção! Ela é quem marca o início e o término do seu programa! Não se preocupe em entender o porque da palavra int antes do main. Isto no futuro ficará claro pra você. Apenas saiba que é assim e sempre será assim!

A chave { que é aberta logo abaixo indica o início do seu programa.

Repare que esta chave é fechada no final, na última linha de código.

Em linguagem C, muitas coisas são iniciadas com { e terminadas com }. Com a função main não é diferente. Seu programa começa com { e termina com }.

 


 

O return 0 indica que seu programa irá retornar 0 para o Sistema Operacional (Windows, Linux, OSX, etc). Existem programas que podem retornar valores ou instruções para o Sistema Operacional. Como nosso programa não vai devolver nenhuma resposta ao Sistema, ele irá retornar 0.

 

 


 

Por fim, aquela chave que abrimos lá na linha 4, agora estamos fechando aqui. Ela indica o final da função main e, portanto, o final de seu programa.


Agora você já conhece a estrutura básica de um programa em C, e já sabe o significado de cada linha!

Não se esqueça sempre de digitar seus códigos! Copiar e colar é para os fracos e não ajuda em nada no aprendizado.

Bons estudos e até a próxima!


 

2Respostas em "Programando em C: Entendendo a Estrutura Básica"

Deixe sua mensagem

©GVensino - Todos os Direitos Reservados
css.php