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Programando em C: tipos de dados e Variáveis

 


Os tipos de dados básicos reconhecidos pela linguagem C são:

Tipo de Dados Palavra-chave Tamanho Intervalo
Um Caractere char 8 bits (1 byte) -128 a +127
Número Inteiro int 32 bits -2147483647 a 2147483647
Número real (ponto flutuante) float 32 bits  3,4E-38 a 3,4E+38
Número real de maior precisão double 64 bits  1,7E-308 a 1,7E+308
Indefinido void  0 bit

Criando Variáveis

Variáveis são espaços da memória do computador que podem ser utilizados para guardar dados. Toda variável precisa ter:

  • Um identificador – que é um nome escolhido pelo programador;
  • Um tipo de dados – que indica que tipo de dados a variável armazenará.

A sintaxe para criação de variáveis no C é:

tipo identificador;

Veja os seguintes exemplos de declaração de variáveis em C:

Podemos também criar uma variável já atribuindo a ela um valor inicial. Veja:

Repare em duas coisas. Primeiro, no tipo float ou double, não se usa vírgula e sim o ponto. Segundo, no tipo char, ao atribuirmos um caracter qualquer, este deve vir dentro de aspas simples.


 

Modificadores

As variáveis também aceitam ser declaradas com modificadores. Os modificadores são inseridos antes do tipo de dados. Existem dois tipos de modificadores, e cada um deles possuem dois modificadores. São eles:

  • Modificadores de tamanho (short e long);
  • Modificadores de sinal (signed e unsigned);

short -> diminui o espaço ocupado pela variável.
long -> aumenta o espaço ocupado pela variável.

signed -> Aceita números com sinais, positivos ou negativos.
unsigned -> Aceita apenas números positivos, sem sinal. A vantagem é que a capacidade de armazenamento da variável dobra.

Modificador e Tipo de Dados Tamanho Intervalo Formato
int 32 bits -2147483647 a 2147483646 %i
signed int 32 bits -2147483647 a 2147483646 %i
unsigned int 32 bits 0 a 4294967295 %u
short int 16 bits -32.768 a 32.767 %hi
unsigned short int 16 bits 0 a 65535 %hu
long int 32 bits -2147483647 a 2147483646 %li
unsigned long int 32 bits 0 a 4294967295 %lu
float 32 bits 3,4E-38 a 3,4E+38 %f
double 64 bits 1,7E-308 a 1,7E+308 %lf
long double 80 bits 3,4E-4932 a 3,4E+4932 %Lf

 


 

Exemplo

No exemplo acima, criamos uma variável do tipo inteiro, chamada x.

Dentro da rotina principal do nosso programa (main), atribuimos o valor de 50 a x. Assim, x=50.

Na próxima linha, o comando printf exibiu na tela a frase “X vale %i”.

Dentro do printf, o caractere % tem um papel especial. Ele é utilizado para imprimir algum valor que esteja contido dentro de uma variável. A letra que vem depois do % depende do tipo de dados da variável. Ver a tabela dos modificadores, logo acima, para conhecer todas as possibilidades.

Após o final das aspas, vem o nome da variável cujo conteúdo queremos exibir na tela. No nosso caso, é a variável x. Portanto, a estrutura toda do printf ficou (“X vale %i”, x);


Exemplo 2:

No exemplo a seguir, vamos imprimir na tela o valor de 2 variáveis. Vejamos como fica:

Repare que dentro do printf, usamos dois %i, pois queremos imprimir na tela dois números inteiros. O primeiro número inteiro se refere à variável x. O segundo, à variável y.


 

Regras para nomes de variáveis

O programador é quem escolhe livremente o nome (identificador) das variáveis. Entretanto, algumas regras devem ser observadas:

  1. O primeiro caracter deve ser sempre uma letra ou _ (underline);
  2. Maiúsculas e minúsculas são diferentes (Case Sensitive);
  3. Não podem haver espaços no nome da variável, nem símbolos especiais como !, #, %, *, etc. Apenas letras, números e _
  4. O identificador não deve ter mais que 31 letras.
  5. Não pode ser nenhuma palavra reservada, que tenha o mesmo nome de uma instrução da linguagem C. São palavras reservadas da Linguagem C:
  • auto
  • break
  • case
  • char
  • const
  • continue
  • default
  • do
  • double
  • else
  • enum
  • extern
  • float
  • for
  • goto
  • if
  • int
  • long
  • register
  • return
  • short
  • signed
  • sizeof
  • static
  • struct
  • switch
  • typedef
  • union
  • unsigned
  • void
  • volatile
  • while

Errado Correto
float preço; float preco;
int valor da compra; int valor_da_compra;
char 1x; char x1;
double reai$; double reais;
int int; int inteiro;


Escopo de variáveis

As variáveis podem ser declaradas (criadas) em qualquer lugar do programa. As variáveis criadas antes do int main() são chamadas de variáveis globais, pois elas poderão ser utilizadas no programa inteiro, em qualquer parte. As variáveis criadas dentro do int main() ou dentro de estruturas como if, for ou while, são chamadas de variáveis locais, pois só são reconhecidas dentro dos blocos que foram criadas.

As variáveis criadas dentro de um if só podem ser usadas dentro do if e não fora. As variáveis criadas dentro do int main() só podem ser utilizadas dentro do int main().

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