Menus de configuração no Painel de Administração

GVensino - fome de saber!

Redes Industriais – Topologia


Quando falamos sobre a topologia de uma rede, estamos falando da forma como os equipamentos estão interligados. Existem basicamente 3 formas básicas diferentes de se interligar os dispositivos em rede. São elas:

  • Topologia em Anel;
  • Topologia em Barramento;
  • Topologia em Estrela.

Além dessas 3, existem outras topologias mais complexas, que são uma combinação das 3 acima, como a topologia Árvore. Entretanto, não falaremos delas.


Topologia em Anel

Topologia em Anel
Topologia em Anel

Nesta topologia, os dispositivos da rede são ligados em série, formando um anel. A informação a ser transmitida passa pelos dispositivos de um a um, até chegar no receptor. Essa topologia permite redes de longas distâncias, pois cada dispositivo funciona também como um amplificador repetidor, amplificando e repetindo o sinal para a estação seguinte, não deixando que ele enfraqueça. Como desvantagem, podemos dizer que a rede é mais lenta, pois a informação deve trafegar máquina a máquina até chegar ao destino; além disso, caso um dos dispositivos falhe, a rede toda pode parar, caso a informação trafegue em apenas um sentido.


 

Topologia em Barramento

Topologia em Barramento
Topologia em Barramento

Nessa topologia, todos os dispositivos são ligados em um mesmo barramento ou cabo. Esse tipo de topologia possuí baixo custo de implementação e sua expansão é fácil, bastando aumentar o cabo da linha principal (barramento). Como desvantagem, pode-se dizer que a rede fica mais lenta caso haja tráfego intenso de dados. Uma falha no cabo pode paralizar parte da rede.


 

Topologia em Estrela

Topologia em Estrela
Topologia em Estrela

Nesta topologia todos os dispositivos estão diretamente conectados a um concentrador. O concentrador é quem transmite a informação de um dispositivo até outro. Este tipo de rede – muito comum em redes de computadores – permite maior velocidade de tráfego e facilidade de modificação ou expansão da rede. Como desvantagem, ela depende inteiramente do concentrador para fazer a comunicação e também precisa de mais cabos.

 

 


 

15 de agosto de 2013

0Respostas em "Redes Industriais - Topologia"

Deixe sua mensagem

©GVensino - Todos os Direitos Reservados
css.php